PROJETOS
NARFIC: Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais
Líder: Tatiana Siciliano
Área: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação
Resumo: A experiência da modernidade, tal como a vivida a partir da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, se traduz como um modo de ser e que configura novas visões de mundo e sensibilidades na qual emerge o individuo como valor, na qual a conquista dos direitos e as possibilidades de consumo acenam como promessas da lógica liberal dentro de um cenário globalizado. A separação entre tempo de lazer e de trabalho, as invenções técnicas, o surgimento de uma cultura urbana propiciaram a formação de um público ávido por narrativas que circulam desde os folhetins aos atuais produtos audiovisuais. Entende-se a comunicação como uma prática social, que pressupõe a relação intrínseca entre o desenvolvimento das mídias, a experiência urbana e a cultura moderna. O grupo é constituído de orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de alunos de graduação e pós-graduação interessados e voluntários.O objetivo é discutir temas, bibliografias e desenvolver pesquisas, que resultem em futuros artigos e seminários, visando a ampliação do conhecimento científico.
Link CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2061894023111875
Integrantes:
Amanda Weaver – pesquisador (mestrado)
Ana Angel – pesquisador (mestrado)
Malena Galvão – pesquisador (doutorado)
Raquel Galdino – pesquisador (mestrado)
LACON: Laboratório de Audiovisual e Consumo da PUC-Rio
Líder: Bruna Aucar
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação
Resumo: Grupo dedicado a estudos teóricos e práticos sobre narrativas audiovisuais, mídias digitais e condições de espectatorialidade com alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais de mercado. A partir da premissa de Martín-Barbero (1987) de que estamos diante de uma mudança nos processos de leitura do mundo social em direção a uma pluralidade de escrituras que atravessam a construção de cidadania, entende-se que as mensagens audiovisuais participam dos processos de elaboração de subjetividades e materialização de imaginários, assim como atuam diretamente nas escolhas e práticas de consumo interceptadas por contextos multitelas e multimídias. Desta forma, o intuito é discutir literacias audiovisuais, bem como abrir espaço para a formatação de produtos criativos e experimentais. Torna-se necessário o aprendizado da escrita em audiovisual e formação de massa crítica para que se possa decodificar as inúmeras possibilidades narrativas do ecossistema informacional e comunicativo que se descortina no contemporâneo.
Link CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/777280
Integrantes:
Kelly Scoralick – pesquisador (pós-doutorado)
Mariana Gomes- pesquisador (doutorado)
Carlos Eduardo Paschoal – pesquisador (mestrado)
Carolina Dantas – pesquisador (mestrado)
Gabriela Dantas – pesquisador (mestrado)
Lorena Paiva – pesquisador (mestrado)
Guilherme Chartung – pesquisador (PIBIC)